Cuidados com correias transportadoras e roletes ou rolos transportadores

Para sua maior conservação, observe com atenção aos cuidados tanto com as correias quanto com os demais componentes aumentam a vida útil dos conjuntos. Os roletes precisam ser conservados sem sujeira e pó, lembrando-se sempre de verificar o funcionamento dos auto-alinhadores, assim como os rolos, substituindo-os sempre que necessário.

Os roletes devem estar perpendiculares em relação à linha de centro do transportador, limpos e girando livremente. Isso porque roletes travados, girando com dificuldade ou mais lentos que os outros causam desgaste irregular e desalinhamento da correia.

Desta forma, as rotinas de manutenção preventiva periódica nestes equipamentos para identificar o travamento dos rolos são fundamentais.

A vedação com guias laterais, utilização de raspadores e limpeza periódica são apenas algumas ações que impedem o travamento e o derramamento de material.

E, quando rolos fizerem ruído de atrito metálico, é provável que os rolamentos estejam sujos por material e com lubrificação comprometida. Nesta situação, recomenda-se a substituição imediata do rolo para evitar que ele trave.

No caso dos rolos revestidos com anéis de borracha, além da verificação de travamento, deve-se estar atento ao desgaste do revestimento.

Assim, o desgaste prematuro desta borracha é prevenido e o contato da correia diretamente com o tubo metálico dos rolos evitado.

A MAD MOURA atua com correias transportadoras padrão e com projetos de desenvolvimento sob medida. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções e diferenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *